domingo, 30 de maio de 2010
"Vida de negro é dificil..."
Neste vídeo, encontramos mais um exemplo de música que trata da temática da escravidão. Esta canção ficou famosa ao ser tema da novela Escrava Isaura. Embora o vídeo seja divertido, também fala de uma realidade dura.
Na letra o personagem coloca que prefere sofrer todos os castigos a perder a sua amada, isso em alguma medida, nos faz pensar a importância que as redes de solidariedade tinham na vida dos cativos. Ao vir para o Brasil, a maioria era separado de suas famílias, tendo que criar aqui, dentro das condições que lhes eram impostas, novas relações.
Trabalhos importantantes como o do historiador Carlos Eugênio Líbano Soares, Zungu: Rumor de Muitas Vozes, vem a corroborar com essa noção. Ao longo da obra o autor analisa as casas de Zungu, que eram locais que ofereciam estadia temporária e onde os negros costumavam reunir-se para comer, dançar e etc. e eram muito mal vistos pelas autoridades da época, fosse por medo de uma organização e da eclosão de uma possível rebelião, fosse porque o relacionamento estabelecido ali, muitas vezes facilitava a fuga de cativos. Nesse ínterim, é possível notarmos como as redes de solidariedade criadas pelos negros "facilitavam" a convivência na nova terra e se constituiam em um fator de resistência.
Em Visões da Liberdade, Sidney Chalhoub analisa as mais diversas noções de liberdades que os negros possuiam e neste processo podemos perceber claramente as redes de solidariedade existentes entre os próprios cativos e muitas vezes até com alguns libertos e como elas os auxiliavam em seus muitos objetivos, tais como: fugir, conseguir uma alforria, ou mesmo não ser transferido de uma propriedade para outra, não ser vendido e etc. Por outro lado, ao citar os castigos o autor acaba lembrando os castigos corporais sofridos pelos negros em diversas situações e nos leva a retomar a questão da diversidade e da complexidade da instituição da escravidão, ja comentada em post anteriores.
Referências:
SOARES, Carlos Eugênio Líbano. Zungu: rumor de muitas vozes. Rio de Janeiro: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1998.
CHALHOUB, Sidney. Visões da Liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
Que tal a gente mergulhar de vez na história e utilizar mais um pouco a criatividade???
Com base nas discussões que temos feito, vocês devem criar uma paródia de uma música da escolha de vocês, com a temática da escravidão.
Então, mãos a obra!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário